miércoles, 24 de noviembre de 2010

Nota de esclarecimento.. pronúnciese tho

Nota de esclarecimento
23 de novembro de 2010

Com relação à matéria “Argentina ameaça Brasil com mais protecionismo” publicada na edição de 22.11 do jornal Valor Econômico, a qual deu origem a diferentes matérias publicadas na imprensa argentina no dia de hoje (23.11), a Embaixada do Brasil em Buenos Aires presta os seguintes esclarecimentos.
Atendendo a convite do Ministro de Economia e Finanças Públicas, Licenciado Amado Boudou, o Embaixador do Brasil na República Argentina, Enio Cordeiro, entrevistou-se na tarde do dia 5 de novembro, na sede daquele Ministério, com o Ministro Boudou, que se fez acompanhar pelo Secretário de Comércio Interior, senhor Guillermo Moreno.
O Ministro Boudou manifestou ao Embaixador preocupação com alegadas práticas de dumping comercial por empresas brasileiras no mercado argentino. Especificamente, o Ministro Boudou e o Secretário Moreno anteciparam ao Embaixador a publicação de resolução do Ministério de Indústria pela qual se decidiu a aplicação de direitos antidumping sobre importações de tubos e conexões metálicas procedentes do Brasil e da China. As exportações brasileiras desses produtos para a Argentina somaram, no ano passado, cerca de US$ 8 milhões.
O Embaixador Enio Cordeiro assinalou que, respeitadas as práticas e procedimentos devidos, o Governo brasileiro encara com naturalidade as decisões sobre aplicação de direitos antidumping, que não devem ser dramatizadas numa relação comercial tão intensa como a que têm os dois países. Lembrou que o intercâmbio comercial bilateral estabelecerá um novo “record” neste ano, devendo superar a casa de US$ 32 bilhões, o que contribui à geração de emprego nos dois países. A Argentina compra do Brasil um terço de suas importações totais, e o mercado brasileiro absorve 20% das exportações totais da Argentina, com uma proporção de produtos industrializados duas vezes maior do que a que se verifica nas exportações argentinas para outros mercados. A forte integração produtiva entre as duas economias, especialmente no setor automotivo (o mercado brasileiro importa 9 de cada 10 veículos exportados pela indústria argentina), é ilustrativa de uma relação econômica que interessa aos dois países desenvolver e preservar. A Comissão Bilateral de Monitoramento do Comércio vem tratando normalmente de questões pontuais do intercâmbio, inclusive a troca de informações sobre investigações antidumping.
Em nenhum momento da entrevista houve tratamento descortês. Tampouco houve ameaças de imposição de novas licenças não-automáticas para importações provenientes do Brasil.
Esse assunto não foi tratado na reunião entre os Vice-Chanceleres do Brasil e da Argentina, realizada em Brasília, no dia 9 de novembro. Nessa reunião, os Vice-Chanceleres passaram em revista os múltiplos avanços verificados na implementação de projetos estratégicos de cooperação entre os dois países na área nuclear, espacial, de defesa, saúde, energia, de infra-estrutura e cooperação financeira, entre outras. O Embaixador Enio Cordeiro informou aos Vice-Chanceleres sobre a reunião que manteve dias antes com o Ministro Boudou e o Secretário Moreno. Não houve qualquer queixa por parte do lado brasileiro. Os dois lados coincidiram na importância de tratar com naturalidade eventuais questões pontuais de comércio e salientaram a expectativa de que os próximos encontros presidenciais registrem o avanço positivo que se verifica no comércio bilateral.


las negrítas son mías.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario